GRC - Governação, Risco e Conformidade no Setor Hospitalar da Saúde


O objetivo deste estudo exploratório é analisar a oportunidade e utilidade de desenvolver um modelo integrado de Governação, Risco (1) e Conformidade (GRC) para o setor da saúde (cuidados hospitalares) que tenha um efeito positivo no seu desempenho e resultados.

(1) – Risco não clínico

Depois deste estudo exploratório, será desenvolvido um sistema de informação que possa suportar todo o modelo de GRC numa unidade hospitalar.

GRC é uma abordagem holística e integrada, da governação empresarial (corporate governance), nas áreas da gestão do risco e da conformidade, que pretende assegurar que as organizações atuam de forma ética, correta e de acordo com as políticas internas, regulamentos externos e legislação, através do controlo do risco associado aos processos, tecnologias e pessoas, garantindo um alinhamento com a estratégia da organização, permitindo alcançar os objetivos definidos com eficiência e efetividade.

No final do questionário poderá optar por deixar o seu contacto de email (é facultativo) para que receba mais informação sobre o modelo de GRC desenvolvido no âmbito desta tese de mestrado, assim como credenciais de acesso ao sistema de informação que vier a ser desenvolvido no futuro.

 

Nota: Trabalho desenvolvido no âmbito da Tese de Mestrado de Carlos António Bernardo Domingues (cabdomingues@gmail.com) em Gestão e Economia da Saúde (FEUC-UC)


  Uma nota sobre privacidade
Este inquérito é anónimo.
O registo das respostas ao inquérito não contém qualquer informação sobre a sua identidade, excepto se alguma pergunta do inquérito solicitar alguma identificação e a fornecer. Se usou um código para aceder a este inquérito este código não será guardado junto com as suas respostas. O código é gerido numa base de dados separada e apenas é utilizado pelo programa para registar que concluíu o inquérito. Não há forma de relacionar os códigos dos convidados a participar no inquérito com as respostas dadas.