SOLIDÃO no IDOSO e PANDEMIA da COVID-19


    

“A questão do isolamento nas pessoas de idade maior surge no âmbito de um projeto, financiado pela EIT Health, Comunidade da Inovação e do Conhecimento, em parceria com a Universidade de Coimbra e liderado pela Universidade Politécnica de Valência. Este projeto propõe uma consulta aos cidadãos para perceber o impacto da situação de isolamento social relacionado com a COVID-19.

Este instrumento de consulta, composto por 12 grupos de questões e 39 perguntas, com aproximadamente 20-25 minutos de resposta, foi desenvolvido pela seguinte equipa:

João O. Malva – Neurocientista da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Coordenador do Consórcio Ageing@ de Coimbra.

Adriana Teixeira – Médica Hematologista Reformada. Trabalha na Liga Portuguesa contra o Cancro como voluntária e está integrada no Núcleo de Coimbra da APRe! (Aposentados, Pensionista, Reformados).

José João Lucas – Professor Reformado das áreas de Filosofia, História e Sociologia. Membro da Direção da APRe!.

Maria do Rosário Gama – Licenciada em Biologia, Professora Reformada do Infanta Dona Maria, Fundadora e Presidente da APRe!.

Helena Caldeira – Professora Universitária Reformada, na área da Física, membro da Direção da ANAI (Associação Nacional de Apoio ao Idoso).

Sónia Vinagre – Licenciada em Serviço Social e Diretora Técnica da ANAI, direcionada às respostas sociais ao serviço de apoio domiciliário e centro de dia e colabora com todas as atividades da instituição.

Luísa Freitas – Licenciada em Estudos Portugueses, Doutorada em Ciências da Educação, colabora na gestão do projeto.

Sandra Freitas – Psicóloga Doutorada em Neuropsicologia, Professora Auxiliar e Investigadora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, na área da avaliação e reabilitação neuropsicológica, do envelhecimento cerebral normal e patológico, do declínio cognitivo e demências, e dos processos cognitivos e reserva cognitiva.

Flávio Reis – Investigador na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra na área da Farmacologia e Terapêutica, com interesse dirigido para as doenças cardiovasculares, diabetes, estilos de vida saudáveis e nutrição.

Marcela Matos – Psicóloga e Doutorada em Psicologia Clínica, Investigadora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Trabalha, sobretudo com regulação emocional e compaixão nas relações sociais."

 

Existem 39 perguntas neste inquérito

Uma nota sobre privacidade
Este inquérito é anónimo.
O registo das respostas ao inquérito não contém qualquer informação sobre a sua identidade, excepto se alguma pergunta do inquérito solicitar alguma identificação e a fornecer. Se usou um código para aceder a este inquérito este código não será guardado junto com as suas respostas. O código é gerido numa base de dados separada e apenas é utilizado pelo programa para registar que concluíu o inquérito. Não há forma de relacionar os códigos dos convidados a participar no inquérito com as respostas dadas.