A COVID-19 NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE (2.0)


Enquadramento: Este estudo está a ser desenvolvido pela Universidade de Coimbra, através da Equipa de Investigação em Geografia da Saúde do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-UC). Tem como objetivo compreender e avaliar as consequências que a pandemia de COVID-19 está a ter nas relações familiares, sociais e comunitárias.

Destinatários: Destina-se a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos.

Condições da participação: A sua participação tem um caráter voluntário e não lhe trará qualquer prejuízo, risco ou desconforto, apenas requer algum tempo de preenchimento. Neste questionário terá que responder a perguntas relacionadas com as caraterísticas individuais, com as condições da habitação onde está ou esteve em isolamento/quarentena, com o acesso aos cuidados de saúde e com as suas perceções sobre o papel da administração local na minimização dos efeitos do isolamento social.

O questionário é feito pela Internet, através de uma plataforma online. Após a sua aceitação em participar neste estudo será diretamente encaminhado para o questionário. No final, caso aceite participar na segunda fase deste estudo, ser-lhe-á solicitado o seu contacto de email para posteriormente preencher novamente parte do questionário.

Não existem respostas certas nem erradas, o que interessa é o que pensa e sente realmente. É importante que leia atentamente e responda a todas as questões.

Confidencialidade e anonimato: Todos os dados serão recolhidos, guardados e tratados de forma confidencial, anónima e codificada. Não haverá qualquer divulgação ou comunicação de resultados individuais. Os dados recolhidos serão exclusivamente utilizados para fins de investigação científica fundamental e aplicada. Todos os contactos serão feitos em ambiente de privacidade.

O protocolo deste estudo foi aprovado pela Comissão de Ética do Centro de Estudos Sociais (CE-CES) da Universidade de Coimbra no dia 26 de Março de 2020.

O preenchimento do questionário tem uma duração total prevista de 20-25 minutos.

Fazemos ainda um apelo à divulgação deste questionário pelos seus contactos, família, amigos e conhecidos e o apoio no seu preenchimento pela população idosa e pessoas que não têm acesso à internet ou não a sabem utilizar. 

Em nome de toda a equipa de investigação, agradeço muito a sua participação!
 
Paula Santana
Coordenadora Científica do estudo
Equipa de Investigação em Geografia da Saúde
CEGOT - Universidade de Coimbra

Contacto: covid19.survey@uc.pt

     

Uma nota sobre privacidade
Este inquérito é anónimo.
O registo das respostas ao inquérito não contém qualquer informação sobre a sua identidade, excepto se alguma pergunta do inquérito solicitar alguma identificação e a fornecer. Se usou um código para aceder a este inquérito este código não será guardado junto com as suas respostas. O código é gerido numa base de dados separada e apenas é utilizado pelo programa para registar que concluíu o inquérito. Não há forma de relacionar os códigos dos convidados a participar no inquérito com as respostas dadas.